
A visita guiada à Porta do Mezio é a melhor forma de começar os seus dias connosco.
Nesta visita poderá contemplar todo o nosso parque e assim descobrir diferentes aspetos do património natural e construído da nossa região.
A visita guiada inclui a visita e interpretação dos vários espaços que compõe a Porta do Mezio, nomeadamente o Parque da Biodiversidade, o Centro Interpretativo da Área Arqueológica Mezio/Gião, a Aldeia dos Pequeninos, a Oficina Lúdico-Pedagógica do Garrano, o Museu Rural e Etnográfico, o Miradouro, o Centro Interpretativo do Território e o Parque Zoológico.
Esta visita permite conhecer mais ao pormenor o Parque Zoológico. Os participantes terão a oportunidade de o fazer com a ajuda de um guia, que os auxiliará a observar mais de perto e atentamente as diferentes espécies animais e a descobrir muitas curiosidades sobre a sua biologia e ecologia.
Os animais da quinta e os animais selvagens esperam por si.


Esta visita inclui a interpretação do Centro Interpretativo da Área Arqueológica de Gião, onde ficará a conhecer o modo de vida e a arte dos habitantes do Mezio de há 5000 anos. Sabia que já faziam arte naturalista e abstrata?
De seguida iremos visitar as mamoas do núcleo megalítico do Mezio onde será feita uma interpretação destes monumentos fúnebres.
Ao percorrer as bem preservadas ruas do Soajo — outrora sede de concelho medieval — viajamos no tempo entre a antiga cadeia e escola, o singular pelourinho, símbolo da autonomia local e palco de castigos públicos, e o emblemático conjunto de 24 espigueiros, testemunho da sabedoria comunitária. Pelo caminho, partilharemos consigo a lenda do Juiz do Soajo, bem como histórias de lobos e das antigas vezeiras que moldaram a vida destas gentes.
